Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".
O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso" é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. Sua ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas. Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado. Estes são os ingredientes necessários para se desenhar belas cachoeiras, como as que existem em Paraty. Algumas têm difícil acesso, mas a beleza que encontramos ao chegar, vale o esforço. Afinal de contas, não há nada melhor do que Lavar a alma. Além do riquíssimo valor cultural, Paraty é conhecida pelas belas praias e pelas unidades de reservas ambientais, que compreendem mais de 80% da área do município. A abrigada baía Paraty possui próximo a 50 praias, sendo algumas com acesso por carro e muitas com acesso apenas por barco. Especialmente estas últimas não só possuem uma natureza em estado quase selvagem, mas preservam muito da ancestral cultura caiçara com seu artesanato, culinária e meios tradicionais de subsistência. Alguns acidentes de relevo, bastante água e muita mata. Cerca de 65 ilhas compõem o cenário idílico da Baía de Paraty.
É uma baía abrigada, de águas límpidas, que convida a um passeio de barco. Pescaria e mergulho são atividades muito frequentes em Paraty. Hoje, Paraty é referência em turismo cultural pelo Ministério do Turismo - Mtur. É o segundo destino dos franceses, dos portugueses e dos italianos no Rio de Janeiro e está prestes a se tornar patrimônio mundial.
Aqui a natureza parece estar sempre em festa!A integração da fauna, flora, rios e mares é rica, exuberante e sempre interessante. No entanto, como sabemos, estes elementos estão cada vez mais sob ameaça. Por isso. Faça de seu passeio um exercício de observação, aprendizagem e preservação: não jogue lixo, não destrua, cultive uma atitude de silêncio e respeito pela natureza.
Praia da Conceição, coqueiros e densa vegetação nativa cercam a praia, águas calmas e claras. Existe uma casa de veraneio e um píer numa das pontas da praia.
|
Ilha Sapeca, pequena praia em ilha relativamente próxima à cidade, motivo pelo qual é bastante frequentada pelas baleeiras de turismo. |
0 comentários :
Postar um comentário