São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta, com 19.223,897 habitantes, destaca-se mais como uma cidade marcada pelo turismo de negocio, só o turismo de negócios proporciona mais de 45 mil eventos por ano. Grandes redes de hotéis cujo publico alvo é o corporativo. Toda infraestrutura para eventos da cidade faz co que ela seja sede de 120 das 160 principais feiras do país,dentre as principais estão o Salão do Automóvel de São Paulo e a semana da moda a São Paulo fashion Week. O turismo cultural também possui relevância para a cidade especialmente quando se tem em vista a vários eventos como Bienal de Artes de São Paulo e shows de celebridades, cinema, teatros, museus e centros culturais considerados a melhor vida noturna do país. São Paulo ocupa o primeiro lugar entre as cidades que mais recebem eventos internacionais do continente americano e o decimo segundo do mundo. Adversidade de povos e culturas que construíram a cidade faz com que a rica gastronomia da região seja por si um grande atrativo turístico.
Fascinante, São Paulo é uma metrópole superlativa em tudo, inclusive na diversidade. Efervescente caldeirão de estilos e culturas onde convivem pessoas de mais de 70 nacionalidades, também é um grande centro de entretenimento: são mais de 280 salas de cinema, 180 teatros, mais de 90 centros culturais e 110 museus, além de inúmeras casas noturnas dos mais diversos estilos para uma das noites mais agitadas do planeta. Sem falar nas compras – com 79 shoppings e dezenas de ruas de comércio especializado. E na gastronomia – há mais de 12,5 mil restaurantes, com 52 tipos de cozinha de todas as partes do mundo. Por motivos assim, vale muito a pena descobrir esta cidade global, repleta de conhecimento, tendências, cheiros e cores. Mergulhe com vontade na vida noturna paulistana e confira suas centenas de bares, tranquilos ou agitados, danceterias, boates, teatros, cinemas, espetáculos, shows, danças de todos os tipos, choperias e tudo o mais que você possa imaginar.
No centro da capital paulista, o passado dá o tom. Prédios que se confundem com a história da cidade e do país são as principais atrações. Não deixe de conhecer o Páteo do Collegio, construção simples com um belíssimo museu de arte sacra. Lá estão objetos que representam os primeiros passos dados pelos colonizadores. Entre os principais templos do Brasil está a Catedral da Sé. Ao redor dela ocorreu uma das maiores manifestações da história brasileira, pelas Diretas Já, em 1984. O Mosteiro de São Bento tem concorridas missas acompanhadas por apresentações de canto gregoriano.
A avenida Paulista não é apenas o coração financeiro. É um marco afetivo do paulistano. Todos os dias milhares de pessoas andam por seus enormes quarteirões a trabalho. Nos fins de semana, há também outra multidão, em busca de entretenimento e de cultura, ou que apenas querem passear sem compromisso na rua mais querida de São Paulo. Em seus mais de 2.800 metros de comprimento, a Paulista tem centros culturais, prédios imponentes, um parque e o museu mais famoso da cidade, o Masp. Construído na década de 60, o prédio do Masp tem um dos maiores vãos livres do mundo – onde é realizada uma feira de antiguidades aos domingos. Mas o acervo permanente do Museu é a grande estrela: há obras de Renoir, Modigliani, Van Gogh, Portinari, entre outros pintores famosos.
A Zona Leste mantém traços importantes da história de São Paulo. Um deles é a Capela de São Miguel, no bairro de São Miguel Paulista. É a igreja mais antiga da cidade, com data de 1622. Ela substituiu uma pequena capela de 1560 que havia sido construída por José de Anchieta. A capela foi reformada em 1940 e virou catedral, mas ainda é possível ver as paredes de taipa de pilão erguidas no século XVII.
A região Norte é o portão de entrada de São Paulo para a maioria dos visitantes que chegam de ônibus na cidade. Ali está o Terminal Rodoviário do Tietê, entre os mais movimentados do mundo. Atende mais de 600 localidades no Brasil e quatro países: Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina.Bem ao lado do terminal, encontra-se o Arquivo do Estado, considerado o paraíso dos estudiosos. Oferece gratuitamente o serviço de consulta de jornais e revistas, dos mais antigos aos atuais. A grande atração, porém, são as fichas dos investigados do antigo Deops, disponíveis em microfilme.
Na Zona Oeste a região engloba complexos culturais fechados e abertos. Na Cidade Universitária estão importantes museus da cidade. Ao seu lado, cobras e aranhas chamam a atenção no Instituto Butantan. Conjuntos arquitetônicos famosos fazem do Sesc Pompéia, Instituto Tomie Ohtake e Memorial da América Latina atrações imperdíveis. Ao ar livre, o “centro cultural” Vila Madalena é um bairro à parte. Tem lojas de rua, ateliês de artistas, botecos com mesas nas calçadas, restaurantes de qualidade e muito vai-e-vem nas ruas. Na Vila, o lado praia de São Paulo existe e é muito divertido.
Para quem chega a São Paulo pelo aeroporto internacional de Congonhas, a Zona Sul da cidade é o portão de entrada. Na região, o visitante encontra tanto diversão diurna, como parques e centros de compras, como noturna, em casas de shows, boates, bares e restaurantes, que ficam abertos durante a madrugada. Caso se hospede em hotéis da Marginal Pinheiros, Moema, Itaim, Morumbi e Vila Olímpia, terá acesso privilegiado a todas essas atrações com mais facilidade, aproveitando melhor cada momento que passar em São Paulo.
Bem ao lado de São Paulo, a apenas 27 quilômetros do centro da cidade, está a animada Embu das Artes. O nome se justifica. Ali encontram-se dezenas de ateliês de pintores e escultores, antiquários, galerias de arte e muitas lojas de artesanato, móveis rústicos e artigos de cama, mesa e banho, decoração e tapetes. É um passeio imperdível, pois a cidade também tem um patrimônio histórico do século XVIII que vale a pena conhecer.
A capital paulista está bem pertinho do litoral. A cerca de 70 quilômetros encontra-se Santos, onde está localizado um dos portos mais importantes da América Latina. Ao lado fica o Guarujá, uma praia bastante frequentada pelos paulistanos nos finais de semana e feriados.
Seja qual for o estilo, a cidade tem muito a oferecer. Por isso, foram elaborados roteiros temáticos, sugestões de passeios e seleção de atrativos para que se possa vivenciar uma São Paulo feita sob medida para você. Experimente, aguce seus sentidos e surpreenda-se.
São Paulo pode mesmo ser chamado de "A Locomotiva do Brasil".A cidade produz de tudo, principalmente produtos de alta tecnologia.
|
![]() |
A cidade de São Paulo foi construído com o vigor e o duro trabalho de povos de todas as partes do Brasil e do mundo, mantendo arraigada em cada pedaço desta terra a vocação para o trabalho.
|
Estação da Luz no centro da cidade de São Paulo. |
![]() |
Teatro municipal a inauguração em 12 de setembro de 1911, com a ópera "Hamlet" de Ambrósio Thomas, deu início a um novo estágio na vida cultural paulistana. |
Novo cartão postal de São Paulo, a Ponte Octavio Frias de Oliveira, também conhecida como "Ponte Estaiada".
|
0 comentários :
Postar um comentário