O circuito das frutas é um polo turístico formado pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, louveira, Morungaba, Valinhos, e Vinhedo, localizadas no Sudeste do Estado de São Paulo.
A região se destaca pelo clima tropical de altitude , com temperaturas médias variando de 18° a 30° C e um incrível cenário de colinas, serras e montanhas que desenham paisagens inesquecíveis. Tudo isso dá vida a uma terra rica em frutas de altíssima qualidade que tornam a gastronomia da região incompatível, com a produção de vinhos artesanais, geleias, compotas, e outras iguarias.
Além disso, o circuito das frutas dá espaço a diversas atividades que te deixam em contato com a natureza como trilhas, cavalgadas e cachoeiras. Passeios como visitas a adegas de vinho e licores, fazendas históricas de café, engenhos produtores de cachaças e apiários também podem fazer parte do seu roteiro, tornando o circuito das frutas um destino único e apaixonante.
Vias de acesso, o circuito das frutas esta localizado em uma região de fácil acesso, através das rodovias Bandeirantes, anhanguera, D. Pedro I e Fernão Dias. Alem disso, o Aeroporto de Viracopos se localiza muito próximo a região, facilitando a interligação com outras cidades de São Paulo e com outros estados.
Outra opção de acesso é o Expresso Turístico, um serviço de transporte ferroviário que oferece uma incrível imersão na história e cultura, arquitetura e belas paisagens do Estado de São Paulo. Partindo da Estação da luz, na capital, a viagem é feita a bordo de uma charmosa composição formada por uma locomotiva e dois carros de passageiros da década de 50.
Passeio Rural, no circuito das frutas é possível a interação de turistas com o meio rural, a contemplação da natureza, respirar ar puro, conhecer a vivencia e otina do campo. Em diversas fazendas e sítios é possível conhecer e vivenciar o rural, alem de adquirir produtos da terra.
A gastronomia regional tem um rico leque de opções para degustar e deliciar é de grande riqueza, fruto das tradições e das várias correntes étnicas que se instalaram na região ao longo dos séculos. O turista pode desfrutar de comida da fazenda com temperos e receitas passadas de de geração em geração e que só podem ser provadas no circuito das frutas, cantinas italianas, restaurantes de nível internacional, comida japonesa, chinesa, mexicana, alemã. Todos os gostos numa mesma região, onde ainda destaca-se o belíssimo artesanato local e sucedem-se, durante todo o ano, inúmeras festas tradicionais.
Trajeto do Expresso Turístico.
O trajeto é realizado semanalmente aos sábados, com partida às 8h30 na Estação da Luz, chegando em Jundiaí por volta das 9h45. O retorno acontece às 16h30 na Estação Jundiaí. A viagem é feita a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50, totalmente reformada.
O trem segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês. Essa foi a primeira ferrovia de São Paulo e foi construída para levar, principalmente, o café produzido na região de Jundiaí até o Porto de Santos.
Durante a viagem, que dura cerca de 1h30, monitores do Expresso Turístico fornecem informações históricas sobre a ferrovia. Na estação ferroviária de Jundiaí os turistas são recebidos por guia locais da Rizzatur Turismo, agência receptiva oficial credenciada para a operacionalização dos passeios complementares do Expresso Turístico.
Os passeios são feitos em ônibus de turismo com ar condicionado, acompanhado de guia credenciado. As opções de passeios são Rural, Cultural e ou ecológico, de acordo com a programação disponível no site Rizzatour, e todos incluem duas ou três visitas, serviço de bordo, degustações, monitoria local, almoço e seguro viagem.
![]() |
| A Associação do Circuito das Frutas tem como objetivo desenvolver, estruturar, organizar e divulgar o turismo rural nos municípios do interior paulista. |
![]() |
| O Expresso Turístico é um serviço ferroviário que fica apenas 60 km da capital paulista, Jundiaí e as cidades vizinhas reservam uma série de atrações que podem ser feita pelo viajante do Expresso. |
![]() |
| Cidade de Indaiatuba, conhecida como Cidade do Sol, Indaiatuba possui uma característica marcante: sua topografia plana incentiva os passeios de bicicleta por suas largas e belas ruas e avenidas. |
![]() |
| Cidade de Jarinu SP, privilegiada por uma paisagem bucólica e sua culinária variada e saborosa, Jarinu é um Município que ainda mantém características bem interioranas. |












0 comentários :
Postar um comentário