A ilha de Boipeba localiza-se no município de Cairu, no litoral do estado brasileiro da Bahia, inserida no Arquipélago de Tinharé, é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno. A Ilha se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas e está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba, em virtude do patrimônio natural, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, estando inserida no Corredor Central da Mata Atlântica. 
O seu nome deriva da língua tupi, com o significado de "cobra chata", denominação indígena para a tartaruga marinha. E também é vizinha à ilha de Tinharé (Morro de São Paulo), constituindo-se num apreciado ponto turístico da Bahia. Apresenta vegetação típica da Mata Atlântica, com árvores frutíferas nativas, várias espécies de palmeiras, restingas, recifes de corais e uma das maiores reservas de mangue do país, e conserva ainda a atmosfera intocada de lugares isolados da civilização. Até pouco tempo atrás, Boipeba, conseguia manter se incógnita, apesar de todo o fluxo turístico que se desenvolvia na vizinha ilha de Tinharé.  
Hoje, Boipeba se tornou o destino precioso de turistas que procuram lindas paisagens, praias desertas, piscinas natuais e natureza exuberante, mas com o clima de um vilarejo perdido no mundo.  E, quer continuar assim, dividindo com os visitantes toda a beleza que a ilha oferece sem perder o ar de tranquilidade e dando muita atenção à preservação deste paraíso. As acomodações simples e confortáveis, ficam em um jardim incrível, com muitos pássaros em volta. As comodidades incluem bares, restaurantes, pousadas e um ancoradouro, responsável por aportar as pequenas embarcações. Para a ilha não atravessam automóveis, o acesso entre as fazendas e povoados é realizado por embarcações ou através de estradas vicinais sendo os percursos feitos a pé ou de tratorEsta característica desempenha um papel importante na conservação ambiental da área e provoca a motivação do turismo ecológico. Ilha de Boipeba é um lugar ideal para quem está à procura de um lugar de praia e tranquilidade para as férias, longe do stress da cidade grande. As opções são variadas: nadar nas águas mornas das praias, tomar sol, mergulhar nas piscinas naturais, passear de canoa nos mangues e nos rios, andar de cavalo, fazer caminhadas pela mata tropical, ler, ou simplesmente curtir uma boa preguiça. Um passeio recomendado, aqui é possível caminhar por quilômetros de praias desertas e ter a sensação de ser o único visitante da ilha.


dicas e fotos de turismo a boipeba.
Escondida atrás da Ilha de Tinharé, onde está Morro de São Paulo, a Ilha de Boipeba é o oposto da badalada vizinha. ( foto do google)

dicas e fotos de turismo a boipeba.
Praia de Moreré, uma enseada paradisíaca com águas calmas e cristalinas, recifes de corais, piscinas naturais e banco de areia que, na maré baixa, permite longas caminhadas. (foto do google)

dicas e fotos de turismo a boipeba.
Praia de Mareré, na maré baixa, lanchas levam às piscinas naturais no alto-mar, excelentes para o mergulho. Os bares de pescadores instalados na região servem fartas moquecas. (foto de Carol)

dicas e fotos de turismo a boipeba.
Cova da Onça, na desembocadura do Rio dos Patos, as águas da enseada não são cristalinas como em outras praias da ilha. A pesca é uma grande fonte de renda por aqui com muitas “gamboas” instaladas na baía.Vale a visita às ruínas do antigo Colégio da Companhia de Jesus e também à Igreja de São Sebastião, do início do século XX. (foto de Jonas)

dicas e fotos de turismo a boipeba.
Praia de Tassimirim, de vasto coqueiral e os típicos coqueiros arqueados. Por causa dos recifes de corais que formam piscinas naturais na maré baixa, o banho aqui deve ser cuidadoso. (foto de Carlos Amorim)

dicas e fotos de turismo a boipeba.
Praia Boca da Barra, água do rio com água do mar, perto da vila de Velha Boipeba e de frente para o estuário do rio do Inferno, é a praia mais movimentada de Boipeba com algumas pousada e talvez os únicos quiosques de praia da ilha. O por do sol na Boca da Barra é imperdível. (foto de Jô)





Share on Google Plus

Sobre procurando viagens

A melhor coisa é poder viajar.Viajar sempre sera gratificante, é algo que lhe oferece uma serie de sensações, alem da oportunidade de ver e vivenciar.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário