O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai e afluentes. A região tem cerca de 250 mil km², sendo que mais de 80% fica no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai, onde recebe o nome de Chaco. O Pantanal prova que o Brasil é um pedaço privilegiado da Terra, por sua esplendorosa natureza. O local, inclusive, foi elevado pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade.
É no Pantanal que a vida explode e colore matas, rios e lagos com as cores das aves e peixes e com a vida abundante dos animais. Isto porque o Pantanal é uma das maiores concentrações de fauna selvagem: uma infinidade de espécies de aves, jacarés, cervos, capivaras e outros animais transformam a paisagem num espetáculo, um verdadeiro viveiro natural. A imensa variedade de vida, traduzida em constante movimento de formas, cores e sons, é um dos mais belos espetáculos da Terra.
Por causa dessa alternância entre períodos secos e úmidos, a paisagem pantaneira nunca é a mesma, cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas.
Estação das Águas - Período de Dezembro a Março. Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes.
Estação da Vazante - Período de Abril a Junho. Em Abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d´água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões.
Estação da Seca - Período de Julho a Outubro.É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra.
Estação da Enchente - Período de Novembro e Dezembro. É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar.
GASTRONOMIA: a culinária pantaneira caracteriza-se por pratos a base de peixes da região, de couro e de escamas, tais como pintados, pacus e dourados. O menu pantaneiro inclui também o caldo de piranha, considerado afrodisíaco, e pratos com carne de jacaré. Na piracema (novembro a fevereiro), quando a pesca comercial é proibida, geralmente são servidos pescados congelados ou criados em tanques.
A programação de passeios é diversa e oferece cavalgadas , manejo de gado, observação de animais e pássaros, passeios de barco e de charrete, canoagem, pesca recreativa, pesca esportiva, caminhadas por trilhas e autêntico safári fotográfico, sempre com acompanhamento de guias locais.
A grande maioria da população brasileira nunca visitou a área pantaneira, e dois terços do brasileiros desconhecem onde fica o Pantanal, por isso, venha conhecer a natureza deste bioma a joia do cerrado, que são verdadeiros tesouros para futuras gerações.
Cidades do Pantanal
Pantanal Norte Mato-grossense
Cáceres
Cuiabá
Poconé
Pantanal Sul Mato-grossense
Aquidauana
Bonito
Corumbá
Dourados
Porto Murtinho
Cidades do Pantanal
Pantanal Norte Mato-grossense
Cáceres
Cuiabá
Poconé
Pantanal Sul Mato-grossense
Aquidauana
Bonito
Corumbá
Dourados
Porto Murtinho
![]() |
| Viagem ao Pantanal: este patrimônio ecológico, habitado por inúmeras espécies de mamíferos, répteis, e aves e peixes, tem uma vegetação exuberante e é traduzido em movimento de formas, cores e sons, mostrando-se um belo espetáculo. |
![]() |
| A fauna e flora pantaneira tem alto potencial econômico: pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais. Nas beiras dos rios há uma mata-de-galeria ou mata ciliar, com espécies vegetais como o tucum, o jenipapo, o cambará e o pau-de-novato. |
Ao descrever o Pantanal, não podemos deixar de mencionar a presença importante e bem adaptado do homem, em fazendas de gado de corte, onde o cowboy governa com seus modos rústicos, cultura e uma rica tradição folclórica.






0 comentários :
Postar um comentário