Turismo no Pantanal: Onde o silêncio proporciona, muitas vezes, a visão de cenas exuberantes da abundante natureza - Pantanal.



O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai e afluentes. A região tem cerca de 250 mil km², sendo que mais de 80% fica no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai, onde recebe o nome de Chaco. O Pantanal prova que o Brasil é um pedaço privilegiado da Terra, por sua esplendorosa natureza. O local, inclusive, foi elevado pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade.
É no Pantanal que a vida explode e colore matas, rios e lagos com as cores das aves e peixes e com a vida abundante dos animais. Isto porque o Pantanal é uma das maiores concentrações de fauna selvagem: uma infinidade de espécies de aves, jacarés, cervos, capivaras e outros animais transformam a paisagem num espetáculo, um verdadeiro viveiro natural. A imensa variedade de vida, traduzida em constante movimento de formas, cores e sons, é um dos mais belos espetáculos da Terra. 
Por causa dessa alternância entre períodos secos e úmidos, a paisagem pantaneira nunca é a mesma, cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas.
Estação das Águas - Período de Dezembro a Março. Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes. 
Estação da Vazante - Período de Abril a Junho. Em Abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d´água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões.
Estação da Seca - Período de Julho a Outubro.É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra.
Estação da Enchente - Período de Novembro e Dezembro. É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar.
GASTRONOMIA: a culinária pantaneira caracteriza-se por pratos a base de peixes da região, de couro e de escamas, tais como pintados, pacus e dourados. O menu pantaneiro inclui também o caldo de piranha, considerado afrodisíaco, e pratos com carne de jacaré. Na piracema (novembro a fevereiro), quando a pesca comercial é proibida, geralmente são servidos pescados congelados ou criados em tanques.
A programação de passeios é diversa e oferece cavalgadas , manejo de gado, observação de animais e pássaros, passeios de barco e de charrete, canoagem, pesca recreativa, pesca esportiva, caminhadas por trilhas e autêntico safári fotográfico, sempre com acompanhamento de guias locais.
A grande maioria da população brasileira nunca visitou a área pantaneira, e dois terços do brasileiros desconhecem onde fica o Pantanal, por isso, venha conhecer a natureza deste bioma a  joia do cerrado, que são verdadeiros tesouros para futuras gerações. 
Cidades do Pantanal

Pantanal Norte Mato-grossense
Cáceres
Cuiabá
Poconé

Pantanal Sul Mato-grossense
Aquidauana
Bonito
Corumbá
Dourados
Porto Murtinho



dicas de viagem ao pantanal.
Viagem ao Pantanal: este patrimônio ecológico, habitado por inúmeras espécies de mamíferos, répteis, e aves e peixes, tem uma vegetação exuberante e é traduzido em movimento de formas, cores e sons, mostrando-se um belo espetáculo. 

dicas de ecoturismo no pantanal.
O Pantanal vive sob o desígnio das águas: ali, a chuva divide a vida em dois períodos bem distintos, durante os meses da seca — de maio a outubro, aproximadamente, a paisagem sofre mudanças radicais: no baixar das águas, são descoberto campos, bancos de areia, ilhas e os rios retomam seus leitos naturais, mas nem sempre seguindo o curso do período anterior, as águas escorrem pelas depressões do terreno, formando os corixos (canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos).

dicas de turismo no pantanal
Turismo no Pantanal: Outro animal famoso e abundante do Pantanal é o jacaré, que pode ser visto a aquecer-se ao sol nas margens das lagoas e rios. Eles são os pontos altos de passeios noturnos, quando os seus olhos refletem a luz das lanternas de guias e ecoturistas. Outros répteis também são encontradas no Pantanal, incluindo camaleões, lagartos Teju, jabutis, sucuris e jiboias.

dicas de pesca no pantanal.
Turismo de pesca no Pantanal, também é possível ir em cruzeiros fluviais em barcos geralmente utilizados na pesca e que navegam principalmente nos rios Paraguai, Taquari, Cuiabá e São Lourenço, em rotas que combinam pesca, observação de animais e visitas a refúgios e reservas naturais.

dicas de passeios a cavalo no pantanal.
Passeios a cavalos no Pantanal: Este é um dos poucos ambientes naturais que permitem ver animais com facilidade, como nas savanas africanas. Que tal contemplar o Tuiuiú, a ave símbolo da região, protegendo o ninho? A cavalgada é uma ótima opção para contemplar tudo isso.

viagem ao pantanal.
A fauna e flora pantaneira tem alto potencial econômico: pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais. Nas beiras dos rios há uma mata-de-galeria ou mata ciliar, com espécies vegetais como o tucum, o jenipapo, o cambará e o pau-de-novato.

dicas de viagem ao pantanal.
Se você ama a beleza da natureza, o Pantanal é um belo destino de viagem. Por do sol assim não se vê em qualquer lugar. Nem ipês carregados de flores como estes na foto acima, quebrando a monotonia das cores. 




Ao descrever o Pantanal, não podemos deixar de mencionar a presença importante e bem adaptado do homem, em fazendas de gado de corte, onde o cowboy governa com seus modos rústicos, cultura e uma rica tradição folclórica.






Share on Google Plus

Sobre procurando viagens

A melhor coisa é poder viajar.Viajar sempre sera gratificante, é algo que lhe oferece uma serie de sensações, alem da oportunidade de ver e vivenciar.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário