O Ministério do Turismo trabalha o Turismo Acessível no âmbito do Turismo Social, ou seja, de forma transversal a todas as políticas desta Pasta Ministerial. A visão do MTur é que o Turismo seja uma via de inclusão, entendendo que o turismo social é uma forma de turismo acessível a todos os cidadãos em seus tempos livres, sem discriminação de acessos de qualquer natureza.
Neste sentido, o Ministério do Turismo tem buscado garantir a acessibilidade a todos, independentemente das diferenças, apoiando projetos que visem à acessibilidade urbana, à adaptação de atividades turísticas e à sensibilização e disseminação de orientações acerca da acessibilidade nos mais diversos setores ligados direta e indiretamente à atividade turística.
No que se refere às ações direcionadas às pessoas com deficiência, iniciativas como o levantamento de informações sobre a acessibilidade da infraestrutura turística dos principais destinos brasileiros e a capacitação profissional de pessoas com deficiência visando sua inclusão no mercado de trabalho já foram realizadas.
Porto de Galinhas, no litoral sul pernambucano, possui o projeto Praia Sem Barreiras. Cadeiras anfíbias, esteira de acesso ao mar, profissionais preparados, jangadas e mergulho adaptados fazem parte das atrações para os turistas com mobilidade reduzida.
![]() |
| Turismo acessível também em Fernando de Noronha Pernambuco - Brasil. |
Reportagem do programa Sentidos, realizada pela repórter Alessandra Nunes, com imagens e edição de Almir Bonfim Jr.



0 comentários :
Postar um comentário