São Luis do Maranhão chama a atenção pelo preservado centro histórico, pela ótima infra-estrutura turística e pelas belas praias.


São Luís foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Seu famoso conjunto arquitetônico, do Centro Histórico, com cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX, remetem qualquer pessoa a uma viagem ao passado de muita riqueza, onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis. Para acomodar e agradar os turistas, São Luís possui bons hotéis e restaurantes. Há muito para se fazer em São Luís, comer bem é outra ótima pedida no polo de São Luís, onde se pode experimentar de quase tudo que a exótica gastronomia maranhense oferece. Arroz de cuxá, peixada, tortas de camarão, doces e sucos de frutas regionais e muito mais. São Luís elegeu naturalmente os peixes e mariscos como principais ingredientes de sua culinária.
Se a opção é a natureza, basta lembrar que São Luís está localizada numa ilha, cercada de belas praias com a presença de morros e falésias. Ponta D’A reia, Calhau, Olho D’água e Araçagy são algumas opções. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela. É banhada pelas águas da baía de São Marcos e do Oceano Atlântico e aquecida pelo sol o ano inteiro, privilégio de uma cidade localizada dois graus ao sul da linha do Equador. O calor é amenizado pela brisa do mar e por um período chuvoso que se estende de janeiro a julho, sempre intercalado por dias de sol. Esse conjunto de fatores geográficos e climáticos garante aos turistas banhos de sol e de mar o ano todo. A paisagem natural de São Luís é uma prova incontestável de que a natureza adotou a ilha como morada. A cidade é atravessada pelos rios Anil e Bacanga, que desaguam na Baía de São Marcos. Tem uma extensa área de manguezal e conta com quatro áreas de preservação ambiental: o Parque Estadual do Bacanga, com mais de três mil hectares de extensão; o Parque Estadual do Itapiracó, com 322 hectares e Área de Proteção Ambiental do Maracanã. Com vegetação nativa, o Parque do Diamante é uma pequena reserva ecológica próxima ao Centro da cidade. A cidade de São Luís está localizada numa área de encontro de duas floras: a flora da Amazônia e a flora nordestina. Isso faz com que a ilha de São Luís tenha uma flora muito diversa e rica em espécies. A vegetação da cidade é diversificada e, em sua maior parte, litorânea. Com grande número de coqueiros, São Luís conta também com uma quantidade considerável de manguezais. A cobertura vegetal original do município é um misto de floresta lati foliada, babaçual, vegetação de dunas, restinga e manguezal que guarda resquício de vegetação da Floresta Amazônica, totalmente preservado.
O clima em São Luís é tropical e semi-úmido. Isso se deve ao fato da cidade estar localizada próxima a Zona de Convergência Inter tropical (ZCIT). A temperatura mínima na maior parte do ano fica entre 20 e 23 graus e a máxima geralmente fica entre 29 e 32 graus. Apresenta duas estações distintas: a estação seca, de agosto a dezembro, e a estação chuvosa, de janeiro a julho. A média pluviométrica é de 2325 mm (CPTEC). A menor temperatura já registrada na cidade foi de 16 °C no mês de maio, e a temperatura máxima já registrada foi de 35 °C no mês de novembro.
Passear por São Luís é fazer uma viagem inesquecível. As altas temperaturas que acontecem o ano inteiro requerem o uso de roupas e calçados leves. Além disso, como os passeios, durante o dia, são na maioria das vezes ao ar livre, como caminhadas pelo Centro Histórico e nas inúmeras praias que banham a capital do Maranhão, é importante o uso de protetor solar e mesmo de acessórios como chapéu, boné e óculos escuros. Para os passeios da noite, o apropriado, também, é o uso de roupas e calçados leves. Com todos esses atrativos, São Luis no Maranhão é o destino certo para quem procura sol, mar, cultura, historia e belas paisagens para guardar na memória, enquanto não chegam as próximas férias. Motivos não faltam para que o turista volte sempre à Ilha dos Amores!



dicas e fotos de viagem a São Luis do Maranhão.
Em 1997 a Unesco concedeu à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Reconheceu a beleza e importância de um dos maiores conjuntos de arquitetura civil de origem européia no mundo. São três mil e quinhentas construções ocupando uma área de 250 hectares ! Este acervo arquitetônico já havia sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1955. O plano de recuperação do centro histórico começou a ser executado na década de 70, quando foi construída uma barragem sobre o rio Bacanga e uma ponte sobre o rio Anil. Tais construções permitiram que a cidade se expandisse para o outro lado e evitaram a descaracterização das construções antigas.
dicas e fotos de viagem a São Luis do Maranhão.
Praia do Calhau, possui bares, restaurantes, e casas de veraneio, por todo esse suporte é que super procurada aos finais de semana, nas temporadas de verão também é bem procurada. Possui várias ondas quebrando na beira da praia o que contribui para uma visão espetacular, não é a toda que é considerada uma das mais belas de São Luis. Fica localizada na extensão da Avenida Litorânea.
dicas e fotos de viagem a São Luis do Maranhão.
Praia da Ponta d'Areia, conta atrações bem divertidas para quem vai visitá-la, lá você que curte reggae vai poder participar de shows, conhecer a fonte de Santo Antônio, aproveitar os bares e restaurante que ficam em volta, ou simplesmente caminhar e se divertir com alguns esportes na beira da praia. A praia possui uma excelente estrutura com hotéis em sua volta e bons restaurantes, pertinho dali também é possível visitar o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen. A praia fica a 4 Km do Centro de São Luis.
dicas e fotos de viagem a São Luis do Maranhão.
Conhecida como cidade dos azulejos, São Luis do Maranhão é uma cidade que lembra Lisboa, com suas casas revestidas de azulejos. O nome da cidade foi uma homenagem dada pelos franceses ao Rei da França Luís IX, quando fundaram a cidade. Invadida pelos holandeses e posteriormente retomada em 1644 pelos portugueses, a cidade ainda guarda as influências desse passado. O Museu do azulejo de São Luis tem uma coleção rara de azulejos portugueses e franceses.
dicas e fotos de viagem a São Luis do Maranhão.
Lagoa da Jansen, Parque ecológico em torno da mais famosa lagoa de São Luís. São 6 mil metros quadrados de área com restaurantes quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para Cooper e muito espaço para quem gosta de ar puro e espaço livre. À noite, a orla da lagoa se transforma no lugar ideal para diversão com barzinhos, boates e pizzarias. O local é um grande centro de convivência, com alta freqüência de moradores e de pessoas que visitam a cidade. Um dos pontos concorridos é o Mirante da Lagoa, de onde se tem uma abrangente visão de parte da cidade de São Luís. 

dicas e fotos de viagem a São Luis do Maranhão.
Praia de São Marcos, com vários bares em sua orla, é bastante procurada por jovens que buscam animação e agitação nas noites de São Luís. É conhecida também como praia da marcela, suas ondas mais fortes que propiciam a prática de surf atrai amantes do esporte. Suas faixas de areia têm tom amarelado, bem fina e com dunas. Lá você pode encontrar as ruínas do séc 18 do Farol São Marcos. A praia fica a aproximadamente 7Km do centro da cidade, na Avenida Litorânea.





Share on Google Plus

Sobre pensandoemviajar

A melhor coisa é poder viajar.Viajar sempre sera gratificante, é algo que lhe oferece uma serie de sensações, alem da oportunidade de ver e vivenciar.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Preservado Centro Histórico? Onde isso?
    O Centro Histórico de São Luís do Maranhão está a cair, nem sem como ainda é Património da Unesco!!!!
    Felizmente não tenho medo de ratos nem de outras espécies, porque nem toda a gente se aventurava pelo afamado Centro Histórico !!!!
    Belas praias sim, mas cheias de porcaria.

    Rosa Machado

    ResponderExcluir