Porto Alegre, a capital mais européia do Brasil, para uma metrópole com quase 1,5 milhão de habitantes e os desafios comuns aos grandes centros urbanos, chama a atenção o fato de a capital do Rio Grande do Sul ser constantemente mencionada, até pela ONU, como modelo de qualidade de vida, qualidade que não é marcada apenas por centros de compras sofisticados e uma programação cultural intensa e vibrante, mas também por uma relação íntima e respeitosa com a natureza, como só as jovens metrópoles sabem ter. Uma das razões é, certamente, sua localização privilegiada. A cidade cresceu às margens do Guaíba, que muitos chamam de rio embora seja um lago, conforme estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua orla se estende por 72 quilômetros e concentra muitas opções de lazer. Além de moldar um poético pôr do sol, o conjunto hidrográfico abriga ilhas ricas em diversidade (há cerca de 9.000 espécies de plantas em Porto Alegre). Ruas arborizadas, cerca de 600 praças e os parques também são motivos de orgulho dos porto-alegrenses, que circulam por esses locais, faça frio ou calor, munidos de seu kit chimarrão: cuia, bomba, garrafa térmica e erva. À noite, a emergente região de Moinhos de Vento concentra bares arrumadinhos no entorno da “calçada da fama”, ao longo da Rua Padre Chagas. Bons botecos dominam, por sua vez, a Cidade Baixa. Na gastronomia, apesar de exportar a fama de suas churrascarias, é um restaurante francês que se destaca, o Le Bateau Ivre, melhor restaurante da região Sul do Brasil, com duas estrelas no GUIA QUATRO RODAS. Não é lenda, a rivalidade futebolística também faz parte da cultura local. Tanto o Grêmio quanto o Internacional abrem a porta de seus estádios para visitas guiadas.
Diferente das conhecidas paisagens tropicais brasileiras banhadas por sol e mar, Porto Alegre faz da cultura, do mundo das artes e do entretenimento a sua praia. A cidade produz e consome teatro, música, literatura, cinema e artes plásticas e visuais o ano inteiro, numa agenda de eventos e atrações que se distribui em muitos endereços. A cidade possui 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 teatros e 64 salas de cinema, o maior número por habitante no país. Sem contar as casas de espetáculos inseridas na rota de shows nacionais e internacionais.
Programas e produtos organizados pela Secretaria Municipal de Turismo facilitam aos turistas conhecer e desfrutar das estruturas, dos equipamentos, dos serviços e da programação que a cidade oferece o ano inteiro. Do turismo rural a poucos minutos da área urbana, de visitas guiadas aos estádios de futebol, das opções culturais e gastronômicas a um roteiro que se estende até a Serra gaúcha, Porto Alegre é uma cidade multicultural e hospitaleira, um destino com atrativos para todos.
Clima :o clima de Porto Alegre é subtropical úmido. Apresenta as quatro estações do ano, embora por situar-se numa zona de transição, tenha como característica a grande variabilidade dos elementos do tempo meteorológico.
Clima :o clima de Porto Alegre é subtropical úmido. Apresenta as quatro estações do ano, embora por situar-se numa zona de transição, tenha como característica a grande variabilidade dos elementos do tempo meteorológico.
- Temperatura - Média anual de 19,5ºC.
- Outono (março a junho) - Entre 10ºC e 25ºC.
- Inverno (junho a setembro) - Entre 2ºC e 20ºC.
- Primavera (setembro a dezembro) - Entre 15ºC e 30ºC.
- Verão (dezembro a março) - Entre 25ºC e 35ºC.
![]() |
| Devido à sua heterogeneidade étnica, Porto Alegre é, hoje, uma cidade dinâmica e pronta para receber os mais variados perfis de turistas. |
![]() |
| Monumentos históricos de Porto Alegre. |





0 comentários :
Postar um comentário