Porto Alegre, a capital mais européia do Brasil, para uma metrópole com quase 1,5 milhão de habitantes e os desafios comuns aos grandes centros urbanos, chama a atenção o fato de a capital do Rio Grande do Sul ser constantemente mencionada, até pela ONU, como modelo de qualidade de vida, qualidade que não é marcada apenas por centros de compras sofisticados e uma programação cultural intensa e vibrante, mas também por uma relação íntima e respeitosa com a natureza, como só as jovens metrópoles sabem ter. Uma das razões é, certamente, sua localização privilegiada. A cidade cresceu às margens do Guaíba, que muitos chamam de rio embora seja um lago, conforme estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua orla se estende por 72 quilômetros e concentra muitas opções de lazer. Além de moldar um poético pôr do sol, o conjunto hidrográfico abriga ilhas ricas em diversidade (há cerca de 9.000 espécies de plantas em Porto Alegre). Ruas arborizadas, cerca de 600 praças e os parques também são motivos de orgulho dos porto-alegrenses, que circulam por esses locais, faça frio ou calor, munidos de seu kit chimarrão: cuia, bomba, garrafa térmica e erva. À noite, a emergente região de Moinhos de Vento concentra bares arrumadinhos no entorno da “calçada da fama”, ao longo da Rua Padre Chagas. Bons botecos dominam, por sua vez, a Cidade Baixa. Na gastronomia, apesar de exportar a fama de suas churrascarias, é um restaurante francês que se destaca, o Le Bateau Ivre, melhor restaurante da região Sul do Brasil, com duas estrelas no GUIA QUATRO RODAS.  Não é lenda, a rivalidade futebolística também faz parte da cultura local. Tanto o Grêmio quanto o Internacional abrem a porta de seus estádios para visitas guiadas.
Diferente das conhecidas paisagens tropicais brasileiras banhadas por sol e mar, Porto Alegre faz da cultura, do mundo das artes e do entretenimento a sua praia. A cidade produz e consome teatro, música, literatura, cinema e artes plásticas e visuais o ano inteiro, numa agenda de eventos e atrações que se distribui em muitos endereços. A cidade possui 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 teatros e 64 salas de cinema, o maior número por habitante no país. Sem contar as casas de espetáculos inseridas na rota de shows nacionais e internacionais.
Programas e produtos organizados pela Secretaria Municipal de Turismo facilitam aos turistas conhecer e desfrutar das estruturas, dos equipamentos, dos serviços e da programação que a cidade oferece o ano inteiro. Do turismo rural a poucos minutos da área urbana, de visitas guiadas aos estádios de futebol, das opções culturais e gastronômicas a um roteiro que se estende até a Serra gaúcha, Porto Alegre é uma cidade multicultural e hospitaleira, um destino com atrativos para todos.

Clima :o clima de Porto Alegre é subtropical úmido. Apresenta as quatro estações do ano, embora por situar-se numa zona de transição, tenha como característica a grande variabilidade dos elementos do tempo meteorológico.


  • Temperatura -  Média anual de 19,5ºC.
  • Outono (março a junho) - Entre 10ºC e 25ºC.
  • Inverno (junho a setembro) - Entre 2ºC e 20ºC.
  • Primavera (setembro a dezembro) - Entre 15ºC e 30ºC.
  • Verão (dezembro a março) - Entre 25ºC e 35ºC.


dicas e fotos de viagem a porto alegre RS.
Devido à sua heterogeneidade étnica, Porto Alegre é, hoje, uma cidade dinâmica e pronta para receber os mais variados perfis de turistas.

dicas e fotos de viagem a porto alegre RS 1.
A capital de estado mais ao Sul do Brasil tem um nome sugestivo. Só as palavras ‘Porto’ e ‘Alegre’ passam a quem não conhece uma grande tranquilidade e dão a ideia de um lugar calmo e feliz. Apesar de ter 1,5 milhão de habitantes, ainda conserva os ares e as tradições de uma cidade pequena, não faltando quem queira passear pelos parques domingo de manhã, preparar um bom churrasco ou se deliciar num chimarrão com o vizinho.

dicas e fotos de viagem a porto alegre RS 2.
Cidades da Serra gaúcha um só destino de lazer, com o charme e a cultura do Extremo Sul do país. Caminhos Temperados é uma viagem de turismo cultural, rural e de aventura pelo primeiro roteiro integrado do Rio Grande do Sul.
Viagem Gauchas.
O Lago Guaíba é a mais forte expressão geográfica de Porto Alegre e marca da identidade paisagística da cidade. A orla fluvial soma 72 Km de extensão e é um dos espaços de lazer ao ar livre mais movimentado da cidade.


dicas e fotos de viagem a porto alegre RS 3.
Monumentos históricos de Porto Alegre.

dicas e fotos de viagem a porto alegre RS 4.
É popularmente chamado de Parque da Redenção, nome dado à área em 1884 em homenagem à libertação dos escravos e pelo fato de Porto Alegre ter sido a primeira cidade do país a abolir a escravatura. A denominação Farroupilha só veio em 1935, desta vez em homenagem aos cem anos da Revolução Farroupilha, a marcante Guerra dos Farrapos em que os gaúchos lutaram por independência contra o Império Português.

dicas e fotos de viagem a porto alegre RS 6.
O city tour Linha Turismo oferece uma maneira especial de descobrir e conhecer Porto Alegre. Ao embarcar nos ônibus de 4 metros de altura com o segundo andar aberto, o visitante terá oportunidade de ver a cidade de outro ângulo e conhecer informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.







Share on Google Plus

Sobre pensandoemviajar

A melhor coisa é poder viajar.Viajar sempre sera gratificante, é algo que lhe oferece uma serie de sensações, alem da oportunidade de ver e vivenciar.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário