Praias de Itarema, onde a natureza também sopra a favor neste pedacinho do Ceará.


O Município de Itarema, situado na região do Baixo Acaraú, litoral oeste do Estado a 190km da capital, Fortaleza, está entre os quatro municípios que receberam certificação do Programa Praia Limpa 2011/2012. Itarema é um município brasileiro do estado do Ceará, com um clima tropical quente semi-árido, com chuvas concentradas de janeiro a abril. Foi agraciada pela natureza que lhe deu belezas tentadoras, como as praias de Almofala, de Torrões, da Enseada dos Patos, do Morro, do Caboré e do Guajiru. Tudo isso aliado a enseadas, lagoas inter dunares, manguezais e uma vegetação nativa, e olhe, esse lugar é de ficar de queixo caído. O município de Itarema, que em tupi-guarani quer dizer “Pedra Cheirosa”, tem 33 quilômetros de praias pontilhadas por verdes coqueirais, dunas, mangues, lagamares e uma riqueza de fauna e flora. As enseadas abrigam praias de larga faixa de areia, praias curtas e outras cortadas por arrecifes. E ainda tem o abraço perene dos rios com o Oceano Atlântico.
As praias de Itarema são praticamente inexploradas pelo turismo. A Praia da Barra, mais conhecida como Mulheres de Areia, é um braço de areia que avança no mar. É a mais procurada pelos visitantes, principalmente nos fins de semana. E conta com a melhor infraestrutura da região, com algumas barracas e pousadas. Porto dos Barcos também se destaca. Trata-se de uma ilhota com acesso feito pelos barcos de pescadores. A praia é uma região preservada que serve de refúgio para embarcações e turistas que gostam de natureza sem muita intervenção do homem. Entre as belezas naturais está a pesca dos siris no mangue.
A beleza natural, o gostoso clima, o sol brilhando quase o ano inteiro e a brisa marinha que sopra constantemente conferem a Itarema um jeito de paraíso tropical, um presente para os nativos e visitantes com a agradável sensação de ser feliz.
A diversidade das praias permite afirmar que ali o visitante descobre sua praia. O turista só tem que escolher e deleitar-se. Como são bem próximas, é possível conhecer e curtir todas em pouco tempo.



Praia de Enseada dos Patos,  uma combinação de areias claras, mar de águas rasas com ótimos pontos de mergulho , coqueiros e lagoas. Além dessa harmonia, que resulta em tranqüilidade para os turistas, o local é dotado de recursos naturais e nativos sempre atentos a uma boa ´prosa´.

Praia de Torrões é uma praia com porto natural, onde há barcos pesqueiros, a maioria deles lagosteiros. A beleza do rio Aracati-Mirim desaguando no mar é um espetáculo à parte.

Ilha de Guajiru, litoral de Itarema, oferece paisagem natural de rara beleza.Toda a infraestrutura da cidade vem se modificando. Antes, construções simples e precárias. Agora, uma cidade limpa e com prédios modernos.

Praia da Barra para quem busca justamente serenidade e mesa farta, o lugar é ideal. Isso porque além das ondas mansas, o município também é forte na venda de camarão.

Praia de Porto dos Barcos,  pacata e muito tranqüila. Abriga o porto de Itarema, pequenas embarcações pesqueiras fazem sua escala diariamente.

Praia de Almofala,  a extensa faixa de areia branca e fina contornada por coqueiros, cajueiros e dunas dá o relevo à praia de Almofala e base do Projeto Tamar, responsável pela preservação da tartaruga marinha, está a imponente e ativa igrejinha de Nossa Senhora da Conceição.  





Share on Google Plus

Sobre pensandoemviajar

A melhor coisa é poder viajar.Viajar sempre sera gratificante, é algo que lhe oferece uma serie de sensações, alem da oportunidade de ver e vivenciar.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário